quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Início da Comissão. Vila Cabral a Meponda (1)



Neste trajecto entre Vila Cabral e Meponda em Fevereiro de 1969, feito em viaturas pesadas civis, foram também transportados os materiais do DFE5 e do respectivo pessoal, incluído o equipamento, fardamento e artigos pessoais dos elementos que tinham chegado antes de avião com bagagem limitada em peso, ocorreu um acidente com uma viatura. Por avaria no sistema de travagem, a viatura, já depois de ter atravessado uma ponte e iniciando uma subida, começou a descair e a precipitar-se da ponte, não tendo tal sucedido completamente porque os rodados ficaram presos no rebordo daquela e a viatura pendurada como as fotografias mostram. Nesse acidente* lesionou-se o 1394/67 1º grumete FZE José Serafim Maurício Oliveira** que foi logo evacuado não mais regressando à Unidade. Ao rio caíram também diversos caixotes***, cujo conteúdo, molhado e enlameado, foi na generalidade quase todo recuperado.
Notas 
* Quando a camioneta caiu da ponte, íam na cabine da viatura o Sargento H Carvalho e o Sarg FZ Parrinha .Conseguiram saltar mas o Sarg Carvalho ficou sem o seu boné. Sobre o Grumete FZ José Serafim Oliveira: Ele não caiu com a camioneta. Ele vinha em cima da camioneta juntamente com o Comandante Vidigal Aragão que não quis ir na cabine da viatura. E então quando se deu o acidente o Grumete Oliveira saltou da camioneta no sentido oposto à da queda daquela, e foi com tal força que ultrapassou a ponte e foi cair no outro lado no riacho em cima das pedras (na altura o rio levava pouca água e as pedras estavam visíveis).
**Vários meses mais tarde foi substituído pelo 1º grumete FZE 2037/68 José Carlos Bandeira Rodrigues
*** Também seguiam nessas viaturas alguns caixotes, igualmente transportados de Lisboa, de pessoal do DFE6 (1968-70) e de alguns dos seus familiares.

Fotos Ac_Meponda001 e Ac_Meponda002

Nenhum comentário: