sábado, 22 de setembro de 2007

O início da Comissão. Lisboa a Moçambique

Consideramos que a Comissão se iniciou com a partida de Lisboa em Fevereiro de 1969.
O DFE5 seguiu, com partida de Lisboa, no Navio "Moçambique" escalando os portos indicados no mapa (na Madeira, S. Tomé e Príncipe, Angola, África do Sul e Moçambique) até Nacala, donde, de comboio, seguiu até Nova Guarda (onde o Oficial Imediato os aguardava, ido de Metangula, via Vila Cabral) já na 2ª semana de Março de 1969. Daqui seguiram em coluna de viaturas, via Vila Cabral até Meponda, que se situava já na margem do Lago Niassa, continuando então para norte em lanchas da Marinha de Guerra até Augusto Cardoso / Metangula. No trajecto, que era feito por DFE’s que acabavam de chegar pela primeira vez, apenas ocorreu um acidente com uma viatura pesada de que daremos conta separadamente.
Usualmente, como também aconteceu neste caso, a partida dos DFE era antecedida do envio para o local de destino de um pequeno grupo de elementos para receberem da Unidade que iam render o material e outras indicações importantes, preparando assim a chegada do grosso da Unidade.
Foi isto que se passou com o DFE5. Antecedendo a partida do grosso da Unidade no Navio "Moçambique", o Oficial Imediato 2º TEN Villas-Boas, o Quartel-mestre 1º Sarg FZE Diogo e o seu adjunto Cabo FZE Noémio Antelo "Napoleão" partiram em 12FEV1969 em avião da FAP Dakota - DC6* - cargueiro (depois de sucessivos adiamentos por avaria do avião) , com escalas em Bissau, Luanda (24h) e destino final Lourenço Marques (actual Maputo) onde chegaram a 15FEV. Nesta cidade aguardaram no Comando Naval de Moçambique alguns dias, seguindo em voos internos comerciais via Quelimane e Tete para Vila Cabral, donde seguiram num dos aviões da Marinha para Augusto Cardoso - Metangula.

Nota* A viagem em avião teve a seguinte duração: Lisboa-Bissau 8 horas; 2 horas no aeroporto de Bissau antes de descolar para a viagem para Luanda, de 10 horas (24 horas em Luanda, com dormida nas Messes da FAP); mais 7 horas de voo até L. Marques.

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