sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Aquartelamento no Cobué (1)

O Cobué: A norte de Metangula, tendo em frente a pequena Ilha de Likoma, do Malawi, situava-se uma antiga missão católica dos missionários da Consolata, transformado em quartel no início da guerra colonial / do ultramar. Composto por um grande edifício e vários outros menores anexos, nos quais se incluía uma Igreja católica sem culto, o aquartelamento situava-se a cerca de 300 metros dum pequeno cais. Este podia servir uma Lancha de Fiscalização Pequena (LFP) ou uma Lancha de Desembarque Média ou Pequena (LDM) / (LDP), lanchas usadas para o movimento de pessoal e material a partir de Metangula, único acesso ao Cobué na altura utilizado. Na área, rodeada de montes que se diziam minados, para além destas instalações, apenas existiam outras construções em alvenaria como a residência da autoridade civil (chefe do posto, dependente do administrador de circunscrição do Lago) e um aldeamento de população nativa, organizado, quase todo de elementos captados pelos fuzileiros anteriores em operações. O aquartelamento, que tinha também um pelotão duma Companhia de Fuzileiros e outro do Exército, era comandado pelo oficial mais antigo do DFE presente, no caso o DFE5, o seu comandante.

Nestas fotografias podem ser vistas as instalações principais utilizadas: numa o maior edifício (alojamentos, serviços, refeitórios), e na outra uns anexos usados como arrecadações e agro-pecuária para ajuda ao sustento da unidade.



Este aquartelamento, no Cobué, foi atacado pela Frelimo em 15 de Julho de 1970 (em especial com canhão sem recuo), quando se encontrava fora, em operação, metade do DFE5. O ataque foi repelido.

Fotos Cobue 001 e 002


Nenhum comentário: