sexta-feira, 30 de abril de 2010

Na zona de Tete. Estrada Tete-Chirodze

Num regresso do Chirodzi para Tete. Também aqui, o início súbito das chuvas causou transtornos. Pior sorte teve o camião civil, que saíu fora do piso de cimento a substituir a ponte.

Nota: Noutra ocasião foi um Unimog atribuído ao DFE5, carregado de material e abastecimentos, que foi surpreendido e arrastado mais de uma centena de metros por uma torrente de água até aí retida por ramos num dos lados da estrada.

Diapositivo de Antides Santo


_

7 comentários:

Antides disse...

Este slide saíu de uma Dacora Dignette feita em Reutlingen (Baden-Wurtemberg: Alemanha) e da qualidade técnica dos laboratórios Agfa (África do Sul). Como os outros, só "peca" por tender para o azul... Mas, para "marinheiros", até se compreende!
Um pormenor: nesta viagem do Chirodzi para Tete, fomos multados à chegada, por uma das contempladas com boleia vir sentada no "taipal"...

Antides disse...

É evidente que não fomos multados! Alguém acredita que a Polícia multasse uma viatura militar?
Apesar de a "peta" só ter sido escrita no dia 10 de Abril, e não no dia 1, aqui fica a rectificação.

Antides disse...

Há quem adore pôr rótulos. A viatura desta foto é um Unimog, alemão. Como também usava uma câmara alemã, "está provado" que sou germanófilo! Pouco importa que eles tenham sido parceiros em Cahora Bassa. Por sorte, noutra imagem aparece um jeep Land Rover, inglês...

Antides disse...

Inglaterra, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal... Todos deixaram um legado de obras em África e no resto do Mundo. Hoje a Europa, com pouco petróleo - que sorte... - tem de contar consigo própria.

Antides disse...

"...Em perigos e guerras esforçados,mais que permitia a força humana..."
Assim o disse o sublime Camões.
Por estradas destas, iam os materiais para Cahora Bassa.
Haverá obra humana perfeita?...

Antides disse...

J.S. Bach levou-me a ler sobre Leipzig. Naquela cidade alemã existe uma igreja russa em memória dos 22000 soldados do país eslavo que morreram na "Batalha das Nações" de 1813. Tantos como os nossos mortos em 13 anos de guerra em África. Nunca nos espantaremos demais pela nossa incapacidade de aprender com o passado!

Antides disse...

Nos eventos históricos, há a tendência para os identificar com os líderes. Em Alcácer-Quibir morreu o nosso rei; mas morreu só ele?...
O participante anónimo fica, em geral, subentendido.