sábado, 29 de março de 2014

Reencontros do DFE5: XII Encontro 2014 (3)

Teve lugar hoje dia 29 de Março o anunciado Reencontro anual do DFE5. Um total de 57 pessoas presentes, incluindo familiares e convidados e 24 elementos do nosso Destacamento (que em 1969/71 eram 3 oficiais, 3 sargentos e 18 praças), alguns pela 1ª vez.
Iniciando-se a concentração às 10H00 na Escola de Fuzileiros, o programa decorreu assim:
- começou com a cerimónia de homenagem aos mortos junto ao Monumento, com deposição de uma coroa de flores pelo Comte do DFE5 e a amável presença do Comandante da EFuz; 
- a Missa, em memória e acção de graças relembrando os camaradas da Unidade já falecidos, presidida pelo Capelão CAlm Manuel Amorim que se disponibilizou amavelmente para substituir o capelão da EFuz que se teve que ausentar inesperadamente para o Norte do País;
- a visita guiada com grande vivacidade e graça por um cabo FZ ao Museu do Fuzileiro, aumentado em espaço e enriquecido com novas peças, terminada pela exibição de um curto filme sobre os Fuzileiros incluindo acções das recentes Missões na Somália, Bósnia e Afeganistão.
Saída da Escola de Fuzileiros cerca das 13H00 em caravana das viaturas pessoais na direcção de Sesimbra, via Marco do Grilo, para a zona portuária onde se situa o restaurante Porto de Abrigo.
Numa mesa em U onde já se encontravam com os seus familiares os elementos que vieram de mais longe, do Sul e do Norte, nomeadamente de Chaves e de Tavira, deu-se início ao excelente almoço com uma ementa de produtos do mar.
Enquanto decorria o almoço o fotógrafo que acompanhou  programa ía exibindo num ecran as fotografias tiradas de manhã e ao almoço, seguindo-se no final um breve discurso do Comandante da Unidade Comte Vidigal Aragão, recordando as datas do início e fim da Comissão e da activação e desactivação do nosso DFE5, agradecendo  e felicitando o trabalho da Comissão - de que se encontrava ausente por ter sido sujeito a uma cirurgia o telegrafista Palma - com o apoio do Sargento Sesimbra, renovando-lhes face ao sucesso atingido o mandato por mais um ano.
No final, cerca das 17h30, o habitual corte do bolo  que foi comido com o vinho espumante, iniciando-se de seguida as despedidas e o regresso às respectivas casas.


Nenhum comentário: