quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ainda sobre o ataque ao Cobué

Em 15 de Julho de 1969, ainda antes dos primeiros alvores, a FRELIMO desencadeou um ataque às nossas instalações a que já fizemos referência neste blogue. Não estava presente a guarnição habitual, pois fora do aquartelamento do Cobué, em operações de nomadização, estava metade do DFE5 sob o comando do Comandante da Unidade.

Completando-se hoje exactamente 41 anos desse ataque, queremos recordar que felizmente desse ataque directo não tivemos qualquer baixa, nem mesmo feridos, apesar do intenso fogo a que estivemos sujeitos, fruto, em especial da reacção havida e da utilização da Oerlikon que nos estava atribuída com um marinheiro artilheiro para a defesa do aquartelamento.

Das armas utilizadas pelos então nossos Inimigos (IN), a de maior respeito foi o canhão sem recuo. Nos patrulhamentos feitos pela nossa Unidade no próprio dia e dias seguintes pelas imediações recolheram-se algumas dezenas de invólucros dessa arma, como o que a fotografia documenta, nos dias hoje usada como elemento simbólico mas só decorativo.
Fotos de JFAPVB

Um comentário:

Antides disse...

Ainda hoje não consigo perceber como não tivémos qualquer baixa. Não tínhamos abrigos e a telha era semelhante à das nossas aldeias... Este facto deu-me que pensar para o resto da vida, reforçando a convicção sobre o "outro lado".