domingo, 28 de janeiro de 2018

Livro sobre a Guerra de África mOÇAMBIQUE 1964-1974

Este livro, Batalhas de Portugal - Guerra de África Moçambique 1964-1974, de 144 páginas, faz parte duma colecção coordenada pela Prof.ª Doutora Manuela Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa de História, sendo o texto principal da autoria do Major Francisco Garcia. 


Tem especial interesse porque foca a história desde o início dos movimentos que conduziram à independência de Moçambique, cobrindo o período da nossa Comissão e a evolução da Guerra, passando pela Operação "Nó Górdio" em que participámos e pelo arranque da construção do complexo hidro-eléctrico de Cahora Bassa.

Nota : Este livro contém contudo pelo menos uma incorrecção, nomeadamente quando ali se afirma na pág. 107: "O Governo de Transição tinha tomado posse a 21 de Setembro e o Alto-Comissário, Victor Crespo, chegara nove dias antes. É o único oficial da Marinha que participou na Revolução dos Cravos, integrando a comissão coordenadora do MFA." 
Esqueceram-se os autores certamente de  pelo menos dois outros oficiais da Marinha, do Alm. José Pinheiro de Azevedo e do Alm. António Alva Rosa Coutinho, ambos participantes e membros da Junta de Salvação Nacional e de outros militares da Marinha que constam certamente em literatura publicada sobre o assunto, nomeadamente:
ALVORADA DE ABRIL  - Otelo Saraiva de Carvalho
ORIGEM E EVOLUÇÃO DO MOVIMENTO DOS CAPITÃES - Diniz de Almeida
A REVOLUÇÃO PORTUGUESA E A SUA INFLUÊNCIA NA TRANSIÇÃO ESPANHOLA - Josep Sánchez Cervelló
25 DE ABRIL - MITOS DE UMA REVOLUÇÃO - Maria Inácia Rezola
OPERAÇÃO VIRAGEM HISTÓRICA - 25 DE ABRIL DE 1974.

Nenhum comentário: