quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sargentos do DFE5: 5737 António Manuel Prata Pinto

O António Manuel Prata Pinto, mais conhecido por Sesimbra, 1º Sargento FZE com o nº 5737, fez parte do nosso DFE5, tendo sido o encarregado da secção dos botes e motores. Efectuou nesta Comissão por mais de uma vez durante uma operação, com sucesso, a inativação de engenhos explosivos armadilhados para atingirem as nossas Forças.

Foto anterior à Comissão, ainda como 2º Sargento.
O Sargento FZE Sesimbra que deve a sua "alcunha" à terra onde sempre viveu e é muito conhecido e respeitado, efectuou antes da nossa comissão em Moçambique de 1969 a 1971, comissões no DFE2 em 1962/1964 na Guiné e no DFE7 em 1966/68. * 


Nota*: Não efectuou posteriormente outras comissões por, na qualidade de instructor num exercício de tiro em botes na Arrábida, ter sofrido uma grave lesão num olho causada por um invólucro de um atirador (aluno) no preciso momento em que lhe estava a chamar a atenção por não estar a cumprir os procedimentos de protecção aos outros atiradores embarcados que lhe determinara.



3 comentários:

Antides disse...

Não sabia desse acidente. Mais uma vez se comprova como são importantes as recomendações de quem sabe dos assuntos, seja em que área for.
Quando somos inexperientes, escapam-nos muitos "pormenores"...

Antides disse...

A propósito de olhos. Camões é hoje, para muitos, um poeta mal-amado. Sempre o foi. Percebe-se porquê: somos dados a elogiar o que vem de fora e a rebaixar o que temos de bom.
Uma parte dos lusos sabem quais são as palavras iniciais dos Lusíadas; e qual será a última?...

Antides disse...

Peço desculpa pelo erro gramatical (concordância entre sujeito e predicado): "Uma parte dos lusos SABE..." Assim é que está certo.