sábado, 28 de junho de 2014

1º Encontro de todos os DFE5 em 28JUN2014 (5)

Concretizou-se hoje Sábado dia 28 de Junho de 2014 o 1º Encontro de todos os DFE5 que existiram em Portugal. Quase oitenta elementos que pertenceram aos cinco DFE5 que efectuaram comissões em África, em Angola (um), em Moçambique (três) e na Guiné (um), por esta ordem, iniciaram este Encontro cerca das 10H00 na Escola de Fuzileiros (EF). Ás 10H30, com a presença do actual Comandante da EF, tiveram lugar as honras à Bandeira Nacional e a homenagem aos mortos que incluiu a deposição duma coroa de flores oferecida pelos visitantes junto ao Monumento.

 Foto dos Comandantes de quatro (1º, 3º, 4º e 5º) dos DFE5 e do Oficial Imediato  do 2º DFE5, este no lugar do respectivo Comandante (Alm José Luís Gomes Teixeira) já falecido. Da esquerda para a direita: Alm Silva Cardoso (Of. Imediato do 2º DFE5), Comte Vidigal Aragão (Comte do 3º DFE5), Comte Bastos Moreira (Comte do 4º DFE5), Comte Geraldes Freire (Comte do 1º DFE5) e Comte FZ Lopes Fernandes (Comte do 5º DFE5).


Ás 11H15 teve início uma Celebração Eucarística presidida pelo Capelão Licínio, tendo junto de si dois elementos que fizeram parte daquelas Unidades, um no altar que é diácono permanente e outro a conduzir os cânticos, como se podem ver na fotografia junta:

No decurso desta Missa foram lembrados pelos seus nomes todos os elementos destes DFE5 já falecidos, tendo para surpresa de muitos e agrado geral sido tocada em violino pelo Comte do último DFE5 o "Toque de silêncio".

Uma curta passagem pelo Museu do Fuzileiro antecedeu a partida individual para o Barreiro, onde na Associação de Fuzileiros teve lugar o almoço de convívio que se prolongou até cerca das 16H00. De parabens pela organização fica o Comte Beça Gil Of. Imediato do 1º DFE5., salientando-se a colaboração para a concretização da nossa participação neste evento da nossa Comissão constituída pelo Carneirinho e Caparica com o apoio do Sarg. Prata Pinto (Sesimbra).

Do nosso DFE5 (1969/1971) participaram 15 elementos e 2 familiares: Oficiais (2): Comte Vidigal Aragão, Comte Paes de Villas-Boas; Sargentos (4): Comtes Guilhermino Angelo, Carvalho Diogo e Duarte Carvalho e Sargento Prata Pinto (Sesimbra); Praças (9): Leal da Silva (Peniche), Costa Gomes (Caparica), Carneirinho, Guedes (Régua), Lourinho, Brissos, Carvalho Dias, Benvindo Jorge (Abrantes) e Corda Agudo (Cavalo).


Fotos por telemóvel de JPVB

Nenhum comentário: