quinta-feira, 13 de junho de 2013

Utilidade de um velho eucalipto na EF


Num dos encontros de DFE5, tirou-se esta foto do velho eucalipto que todos descemos (não se escondeu mesmo nenhum?...), na Escola de Fuzileiros (EF). Nada a exigir especial coragem, se comparado com os alpinistas do Everest, etc.

A novidade na foto actual é aquela rede por baixo da corda/cabo em plano inclinado... Dir-se-ia que "in illo tempore" * não havia Internet nem "net" (rede).
Para o caso de queda, a capela é mesmo ao lado...

Colaboração e texto de Antides Santo

Nota* da R: Este obstáculo, o chamado slide (grande) da EF, utilizado por todos os FZE já no tempo do nosso DFE5, num espaço muito próximo dos antigos alojamentos de oficiais e cadetes alunos do Curso de FZE, a chamada tabanca que hoje já não existe. Próximo era também o cabo -horizontal- que se passava de barriga.

2 comentários:

Antides disse...

Os miúdos das aldeias eram peritos (contra os ralhos das mães) em subir a árvores; a alguns isso ocasionou quedas, com fracturas e outras lesões... Eucaliptos são difíceis de trepar, pela casca lisa; e ainda mais de descer, embora "para baixo todos os santos ajudem"! O "slide" exigia, contudo, ajudantes, para travar a velocidade progressiva.

Antides disse...

Para se ser navegador, exige-se - entre muitas outras ciências - o domínio da matemática e áreas afins, onde o rigor impera. Fica aqui (se a "Redacção" o permitir) um nome: Isaac Newton, ele que estudou leis fundamentais da Física, como a queda dos corpos.