segunda-feira, 17 de maio de 2010

Em Mueda em 1970

Nas proximidades do local onde o DFE5 teve o seu acampamento em Tete, antes do arranque para a Operação "Nó Górdio", situava-se o "bar do china" , também cantina, muito frequentado pelos militares ali presentes, constituindo uma das poucas distracções existentes.



Diapositivo de Antides Santo

_

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Na zona de Tete. O Rio Zambeze

Ainda antes da inauguração da ponte em Tete, sobre o Rio Zambeze, uma vista sobre a cidade. Destaca-se o movimento no rio e a forma como as viaturas o podiam atravessar em cima duma jangada*.


Diapositivo (Tete - homem, canoa, monte) de Antides Santo

Nota*: Duma destas jangadas, aconteceu em 1970, ao final do dia, que um "jeep" pertencente à Força Aérea Portuguesa, que fora buscar o correio a Tete, caiu ao Rio Zambeze. A jangada encontrava-se atracada em Tete e o "jeep", depois de recolhido o correio, entrou por um lado e, não travando devidamente, saiu pelo outro lado da jangada caindo ao rio. Como o aquartelamento do DFE5 era relativamente próximo, foram-nos pedir ajuda. Estava presente o Oficial Imediato que com mais outro elemento (salvo erro o Caparica) anuíram ao pedido. Mesmo sem material de mergulho ou barbatanas e apenas em calção de banho, só em apneia, já escuro e com a corrente forte do rio, conseguiu-se localizar a viatura no fundo, com uma vara comprida que também ajudou a descida do Imediato. Depois de várias peripécias e só pelo tacto foi àquele possível passar um cabo guia que logo a seguir permitiu a passagem e a fixação dum cabo de aço numa peça na traseira do "jeep" e que esse logo de seguida fosse rebocado de terra por um tractor. Tenho uma vaga ideia de logo após a localização da viatura ainda foi possível a recolha dum dos sacos do correio no interior da mesma, mas, disto tenho a certeza, os elementos envolvidos não receberam qualquer mensagem dos proprietários do "jeep" em causa.

domingo, 9 de maio de 2010

Na Internet: Blogue "BARCO À VISTA"

Na Internet tomámos conhecimento do blogue "Barco à vista" com informações sobre a Marinha portuguesa, no qual podemos ver informações sobre os Fuzileiros, nomeadamente sobre a boina que todos os elementos do nosso DFE5 usámos (e a que continuamos a ter o direito de usar) e nos foi atribuida quando concluímos o Curso de Fuzileiros Especiais.
Pode ser visto em http://barcoavista.blogspot.com/

_

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Na zona de Tete

Nesta imagem, na estrada, de asfalto recente (fins de 1970/1971), de Tete ao Chimoio, pode ver-se, ao fundo, um daqueles morros nus tão típicos da paisagem moçambicana. Na viagem de combóio no início da comissão, de Nacala ao Niassa, vimos muitos.


Diapositivo de Antides Santo

_

domingo, 2 de maio de 2010

Porto Amélia: o porto

Em Porto Amélia, era assim em 1969 e 1970 a área do porto, onde se vê atracada uma das fragatas portuguesas que transportaram várias vezes o DFE5 para as áreas de operações.

Diapositivo de Antides Santo

_