quinta-feira, 30 de abril de 2009

Acidente no Cobué

O 739/66 1º Grt FZE José Alfredo Silva Franco foi o segundo e último acidentado do DFE5, sendo a seu respeito os documentos que se juntam.
Em resposta ao ataque da FRELIMO sofrido no Cóbué em 1969, o Comandante da Unidade mandou sair de noite um grupo de combate, sob o comando do oficial imediato, para perseguição de elementos IN que se encontrassem nas imediações, constituindo também uma segurança mais afastada às instalações. Neste grupo incluía-se o grumete Franco. Tendo-se o grupo de combate afastado umas centenas de metros do aquartelamento, foi detectada presença exterior e aberto fogo imediatamente. Na sequência de uma troca de tiros o 739/66 Franco foi atingido num dedo da mão que imediatamente perdeu, tendo regressado logo ao aquartelamento donde em seguida foi evacuado por LFG para Metangula não mais regressando ao DFE5.


Nota: No dia seguinte deslocaram-se ao local desse acidente alguns elementos da Unidade, um dos quais o Imediato, tendo encontrado o dedo do Franco (cortado na falange com esta praticamente completa) que já para nada lhe servia.



segunda-feira, 20 de abril de 2009

Comunicações

O DFE5 tinha como endereço radiotelegráfico DESTACFUZMARCINCO. Mas no Cobué, para assuntos não exclusivos do Destacamento mas do Aquartelamento que era também comandado pelo Comandante do DFE ali estacionado, era usado DESTACMARCOBUE.

Na mensagem junta que serve de exemplo, o operador Palma era um elemento do DFE5 o 72/66 Mar C e FZE Joaquim José Feliciano Palma, mensagem que foi recebida do Comando da Defesa Marítima dos Portos do Lago Niassa, em Metangula /Augusto Cardoso.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ocupação de Tempos Livres

Em Metangula, em 1969, junto ao alojamento das praças do DFE5, em ocupações várias.


São bem visíveis o 416/67 Armindo da Costa Gomes (Caparica) com halteres improvisados, o 1532/67 José Maria de Sá e Silva (com a viola), o 332/67 Francisco da Conceição Vieira* do lado direito. Mais ao fundo à esquerda o 1366/67 José Cravinho Madeira.

Nota* Falecido em 19AGO2007

Foto do Caparica

domingo, 5 de abril de 2009

Ocupação de Tempos Livres



No período em que o DFE5 esteve estacionado no Cóbué (Lago Niassa), em 1969, os tempos livres também eram ocupados com alguma ginástica e "cultura do físico".

Nas fotos o Mar FZE 655/64 Victor Manuel Garcia e o então 1º Grt FZE Armindo da Costa Gomes (Caparica).

Fotos do Caparica