quinta-feira, 26 de junho de 2008

Fotos de grupos (1)

Uma equipa do DFE5.




Da esquerda para a direita.

Em cima: 1271/67 José Maria Gonçalves "Sabóia", 1151/67 Daniel Ramos Neto "Vermelho" e 422/65 António José Viegas "Sabóia";

Em baixo: 1184/67 Fernando Valente Maia e 5737 Sarg António Manuel Prata Pinto "Sesimbra".

Nota: Na organização operacional do DFE5 já não se utilizou o sistema de secções e esquadras de 3 elementos mas de grupos de combate e equipas de 5 elementos.


Foto Neto Vermelho at_026

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Rio Zambeze (5)

Elementos do DFE5 em patrulhamento no Rio Zambeze entre Tete e Tchiroze.

Nalguns destes patrulhamentos os botes eram também utilizados para transporte logístico de pequenos artigos, de peso reduzido, para o pessoal do DFE5 estacionado no Tchiroze.

Foto Neto Vermelho at_014

sábado, 21 de junho de 2008

Operação "Nó Górdio" (10)

Logo a seguir à deslocação do DFE5 de Porto Amélia para Mueda, para participar na operação "Nó Górdio", os elementos deste Destacamento de Fuzileiros Especiais e os do DFE11 ficaram alojados em Mueda no acampamento, montado para o efeito pelo nosso pessoal, que a fotografia mostra.

Foto GBarata Div038

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Operação "Nó Górdio" (9)

Estando o DFE5 ainda em Mueda na fase inicial da operação "Nó Górdio", o Comandante do Comando Operacional das Forças de Intervenção (COFI) Coronel páraquedista Armindo Martins Videira passa revista ao DFE5 acompanhado do Comandante da Unidade 1º Ten Vidigal Aragão e do Capitão-tenente Gabriel Rodrigues Paulo Chefe do Estado-Maior do Comando da Defesa Marítima dos Portos de Porto Amélia mas integrado no COFI como Oficial de Ligação do Comando Naval de Moçambique.

Nota: Muitos dos elementos do DFE5 neles se incluindo o Oficial Imediato, antevendo-se a deslocação por um largo período de tempo para o mato para uma zona com falta de água raparam o cabelo completamente como se nota na fotografia.


Foto GBarata Div032

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Em Metangula (3)

Em Augusto Cardoso /Metangula outra vista da enseada interior.


Ao Comando da Defesa Marítima dos Portos do Lago Niassa (CDMPLN) apenas pertencem as instalações visíveis na parte inferior da fotografia. Nos terrenos visíveis do lado oposto não havia instalações militares.

Foto Neto "Vermelho" at 0_21

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Apoio Naval em Cabo Delgado (1)

As Fragatas F337 NRP "Pacheco Pereira", registada nesta fotografia, e a F336 NRP "Álvares Cabral", que deu o nome à classe, constituiram, no Oceano Índico, no período em que o DFE5 esteve baseado em Porto Amélia, os principais meios para transporte e desembarque da Unidade. Para algumas operações realizadas na costa o pessoal do DFE5 foi transportado pelas Forças de Desembarque destas Fragatas, constituídas por elementos das respectivas guarnições com botes de borracha Zebro III.
Mais informações sobre esta classe de fragatas "Álvares Cabral" a que também pertenciam a F479 NRP "D. Francisco de Almeida" e F478 NRP "Vasco da Gama" podem ser vistas em:

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/nav.aspx?nn=52

Foto Neto "Vermelho" at 0_23

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Operações em Cabo Delgado (6)

Em preparativos no Aquartelamento de Porto Amélia, para partida para a área de operações em Cabo Delgado.
Na fotografia são bem visíveis : Agúdo "Cavalo", Ribeiro "Electricista", Viegas "Sabóia", STen Lopes Fernandes e Neto "Vermelho".
Repare-se na improvisação do DFE5 no tocante aos cantis: de 2 litros cada um.

No meio mais ao fundo será o José Carlos?

Foto Neto "Vermelho" at 0_25

sábado, 7 de junho de 2008

Rio Zambeze (4)

No Rio Zambeze, na zona de Tete, botes Zebro III do DFE5 com motores de 50 cv, em rotinas de manutenção.
Foto Neto "Vermelho" at 0_13

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Convívios (1)

Os aniversários eram sempre uma boa razão para convívio, onde, quando isso era possível, não faltavam as comidas e as bebidas. Em Tete, debaixo do telheiro no interior do Forte, em 25 de Setembro de 1970 data do aniversário do 1564/67 Guilherme Barata.

Bem identificáveis na fotografia: (do lado esquerdo) Cabo Prates Pinto, Guilherme Barata (o aniversariante, sentado), José Maria Pimenta, "Peter",
(Do lado direito) "Nhenha", "Régua", "Peniche".

Foto G.Barata Div048

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Porto Amélia (2)

Outra vista da "baixa" de Porto Amélia em 1970, única zona onde o pessoal do DFE5 conseguia fazer compras.Foto Neto "Vermelho" at 0_16