segunda-feira, 31 de março de 2008

Reencontros. VI Encontro 2008 (2)



Do Encontro de 2008 do DFE5 vale a pena recordar a Ementa e o bolo comemorativo, este antes de ser cortado como habitualmente pelo Comandante da Unidade.



Fotos JPVB 29032008 (004) e Encontro_VI2008001

sábado, 29 de março de 2008

Reencontros. VI Encontro 2008 (1)

Neste Sábado 29 de Março de 2008 realizou-se mais um encontro anual do DFE5. Ás dez horas concentraram-se na Escola de Fuzileiros 27 elementos do DFE5, dois dos quais pela primeira vez (o 422/65 António Gonçalves ViegasSabóia” e o 739/66 José Alfredo Silva Franco), juntamente com outros tantos familiares e amigos. Depois duma cerimónia militar junto ao Monumento aos Fuzileiros no qual o Comandante da Unidade 1º Ten (hoje CMG) Luís Filipe Vidigal Aragão depositou uma coroa de flores, foi celebrada na capela da Escola uma Missa presidida pelo prior da Quinta do Conde Padre Miguel Aguiar por alma dos onze camaradas já falecidos, dois dos quais muito recentemente (716/67 Alípio Albuquerque da Fonseca e 332/67 Francisco da Conceição Vieira, este em 19AGO2007). Seguiu-se uma visita ao Museu no final da qual se constitui uma caravana automóvel na direcção de Benavente, onde, no Restaurante Fandango se realizou um animado almoço de confraternização que se prolongou pela tarde fora.

A Comissão organizadora, composta pelos Sargentos Prata Pinto “Sesimbra”, Aníbal Martins “Setúbal” e José Balasteiro, está pois de parabéns pelos dois encontros realizados.

Foto M HManso Pic3112 29MAR2008

domingo, 16 de março de 2008

Início da comissão. Vila Cabral a Meponda (6)

No primeiro percurso entre Vila Cabral e Meponda do DFE5, outra perspectiva do acidente com uma viatura pesada, vendo-se ainda parte da carga espalhada.

Nota: Num dos caixotes seguia o uniforme 3B (Azul ferrete) do Oficial Imediato que foi pouco depois recuperado. Sendo de tecido inglês, demorou várias semanas a secar e a perder o cheiro a humidade. Como no clima de Moçambique não era permitido, apenas o 5B (Branco), só voltou a ser utilizado na viagem de regresso a Lisboa no NM Infante D. Henrique.
Foto G.Barata Div073

sexta-feira, 14 de março de 2008

Início da comissão. Vila Cabral a Meponda (5)


Ainda o trânsito entre Vila Cabral e Meponda, na primeira coluna feita pelo DFE5, outra fotografia do acidente com uma viatura pesada.

Foto G.Barata Div075

quarta-feira, 12 de março de 2008

Encontro 29MAR2008. Programa

O Programa do encontro deste ano, 29 de Março de 2008 já enviado pela Comissão é o seguinte:

Como nem o capelão Licínio da Escola de Fuzileiros, nem nenhum dos capelães da Marinha, actualmente só há três no total, estão disponíveis no dia 29 por terem outras actividades, estão a ser feitas diligencias para conseguir outro celebrante para a Missa.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Ministro do Ultramar (3)

Ainda por ocasião da visita do então Ministro do Ultramar Silva e Cunha a Moçambique, neste caso a Tete, um momento da sessão de cumprimentos ao Ministro e a outras entidades, em que se vê nesse momento o Comandante do DFE5 (1º Ten Vidigal Aragão) a cumprimentar o Governador Geral de Moçambique Arantes e Oliveira.




Foto G.Barata Div 053 (adquirida a um fotógrafo local)

sábado, 8 de março de 2008

A Operação “Nó Górdio” na Televisão

Duma série televisiva da RTP de Rui Pinto de Almeida (c/ Alexandrina Pereira), transmitida pela primeira vez no Natal de 2006, sobre a Guerra de Aljubarrota, a Batalha de La Lys e a Operação Nó Górdio, estão disponíveis na Internet gravações, em blocos, do programa sobre esta operação em que o DFE5 participou. A parte 3, em que é descrita a operação, está disponível em:

http://br.youtube.com/watch?v=auHKkWJpAvE

quinta-feira, 6 de março de 2008

Apoios da Força Aérea (2)

Depois de dissolvido o "Agrupamento C", constituído na Operação "Nó Górdio" para o assalto a uma das Bases da FRELIMO, a "Base Nampula" , o DFE5, com outras forças, ocupou durante algum tempo uma posição que passou a chamar-se Muera. Nesse período, o abastecimento para a alimentação e correio foi várias vezes efectuado do ar por aviões da FAP DO27 como se pode ver na fotografia.

Nota: Um episódio curioso desse abastecimento de alimentos diferenciado para as várias unidades ali sediadas, foi a descarga de frangos, que por virem congelados, em contacto com o solo saltavam como se de bolas de futebol se tratasse.

Foto G.Barata Div023

terça-feira, 4 de março de 2008

Artigos de opinião (1): Do Comandante-Chefe em Moçambique

Por se tratar duma análise do Comandante-Chefe das Forças Armadas em Moçambique no período em que o nosso DFE5 ali esteve em comissão, remetemos os interessados para o artigo de Abril de 1998 “A Essência e o Sucesso da Condução da Guerra em Moçambique no Período de 1969 /1973”, do General Kaulza de Arriaga (falecido em 02 de Fevereiro de 2004 com 89 anos de idade).

http://www.cidadevirtual.pt/k-arriaga/sucesso.html

Nota: Embora possamos ter opiniões diferentes em muitos aspectos e em especial sobre a operação “Nó Górdio”, julgamos de interesse a sua leitura, no fundo sobre o pensamento do responsável das operações militares em Moçambique no período da nossa comissão.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Encontro anual de 2008

Conforme carta da Comissão organizadora que já devem ter recebido acompanhando o programa, terá lugar no Sábado dia 29 deste mês de Março o Encontro anual do DFE5. Pedem-nos resposta até dia 24. A concentração será na Escola de Fuzileiros .

domingo, 2 de março de 2008

Operação "Nó Górdio" (4). Muera

Depois do assalto à "Base Nampula" na operação "Nó Górdio", o DFE5 e outras unidades* militares, muitas do Agrupamento "C", fixaram-se num local próximo a que foi dada a designação Muera. A fotografia mostra essa nova "povoação" (donde partiam diariamente forças para operações na área), com o mastro da bandeira nacional bem visível.



Nota*: Entre essas unidades encontrava-se uma Companhia de Comandos comandada pelo então Capitão de Cavalaria (hoje Coronel) Carlos Manuel Serpa de Matos Gomes, que sob o pseudónimo Carlos Vale Ferraz escreveu entre outros livros o "Nó Cego"(Livraria Bertrand - Colecção Autores da Língua Portuguesa), no qual podemos rever o ambiente vivido na Nó Górdio, designadamente em Mueda.


Foto G.Barata Div027