quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Operações em Cabo Delgado (1)

As primeiras operações em Cabo Delgado foram essencialmente operações terrestres, na maioria sem a participação doutras forças, mas sob planeamento e comando de comandos territoriais do Exército. A partir de dada altura houve orientação para os dois DFE então sediados em Porto Amélia (DFE5 e DFE6) passarem a fazer operações de cariz mais consentâneo com a natureza e preparação dessas unidades, de âmbito anfíbio - transporte e desembarque em praia a partir de Unidade Naval, em botes de borracha, seguindo-se a progressão a pé e em silêncio em terra até ao objectivo, fazendo-se depois o percurso inverso por diferente caminho até ao local combinado para reembarque.


Alguns dos locais de desembarque estavam identificados, mas a quantidade de vegetação (mangal) e a escuridão da noite dificultava muitas vezes a progressão para o interior de terra. Numa ocasião, o DFE5 chegou a pernoitar até aos primeiros alvores em zona com cerca de um metro de água, sobre a incomodidade dos ramos, maior ou menor conforme o formato destes.

A fotografia mostra um destes locais, aguardando-se o reembarque, que numa das operações acabou por não ocorrer por más condições de mar, o que obrigou o DFE5 a seguir a pé, para Norte, até Mocimboa da Praia, cerca de 60 Km.

Da esquerda para a direita: 1º Grt FZE Barata, ??, ?? , 1º Grt FZE Zé Carlos, Mar C Palma e 1º Sarg FZE Guilhermino.

(Por termos dúvidas não nomeamos os dois elementos em falta, pedindo a colaboração de quem souber)

Foto G.Barata Div003

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Ocupação de Tempos Livres. Futebol de 11 (4)

A preparação física dos elementos que constituíam os DFE era em geral muito boa, não constituindo o DFE5 excepção. Se bem que nem todos tivessem o mesmo jeito para o futebol, dava para constituir mais do que uma equipa mesmo de futebol de onze. Neste caso uma das "reservas" num jogo em Tete contra uma equipa de militares africanos.

Da esquerda para a direita:
Em cima: "Lisboa", Caldinhas, Barata, Sá e Silva, "Peniche", ??, Miranda.
Em baixo: "Nhenha", ??, "Peter", Maia, "Abrantes" e "Algueirão".

(Pedimos ajuda para identificar os dois elementos da Unidade em falta)

Foto G.Barata Div084

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Aquartelamento no Cobué (10)

Vista geral da antiga Missão no Cobué, de terra para o Lago Niassa, vendo-se a quase totalidade das instalações ocupadas pelo DFE5, à direita da Igreja.

Ao fundo são visíveis ilhas, pertencentes ao Malawi.

Foto G.Barata Div111

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Apoios da Força Aérea (1)

Os helicópteros Alouette III da Força Aérea Portuguesa constituíram em diversas ocasiões um importante apoio ao DFE5.
Algumas vezes em evacuações de elementos IN feridos pelo DFE5, em operações no Distrito de Cabo Delgado e na Operação "Nó Górdio", outras no transporte de elementos do Destacamento para exploração duma oportunidade surgida como aconteceu por duas vezes na mesma operação ao nível de grupos de combate e que a fotografia documenta. Por sua vez a presença do héli-canhão, com uma metralhadora montada na parte lateral, era especialmente reconfortante para as forças que actuavam no terreno sob sua protecção, como o pudemos constactar e experimentar na mesma operação.



Foto G.Barata Div022

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Lago Niassa. Esquadrilha de Lanchas

Já anteriormente exaltámos a importância das LFP e LDM no Lago Niassa, em especial por todo o apoio que davam aos DFE, nomeadamente ao nosso DFE5. Na fotografia uma vista parcial do cais das lanchas em Metangula /Augusto Cardoso.





Foto Div088 de G.Barata

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Aquartelamento em Porto Amélia (4)

Mais uma vista do Aquartelamento de Porto Amélia onde o DFE5 esteve em 1969 e 1970.


Foto Div107 de G.Barata

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Ocupação de Tempos Livres. Futebol de 11 (3)

Actividade física desportiva do DFE5, futebol de 11, no Cobué.
Na fotografia, da esquerda para a direita:
Em cima: 97/67 Eduardo Agúdo "Cavalo", o árbitro ? (da Marinha, mas que não era do DFE5), 1532/67 José Maria Sá e Silva, 1556/67 Aníbal Benvindo Jorge"Abrantes", 1102/67 Delfim Machado e Sarg. Carvalho Diogo
Em baixo: 306/67 Sebastião Pinto, 1525/67 Arménio Augusto Teixeira"Teixeirinha", 1171/67 António Graucho Beites, 1383/67 Américo Lopes "Chaves", 1408/67 Fernando Moreira de Barros e 1537/67 Carlos Alberto Martins Ferreira "Nhenha".

Foto Silva18