quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Porto Amélia. Viaturas (1)

Fotografia duma viatura atribuída ao DFE5 em Porto Amélia, junto à praia, com o volante do lado direito. Recorda-se que já na altura a condução, ao contrário de todo o resto do país, era feita pela esquerda.


O DFE5 em Porto Amélia tinha um ou duas viaturas (jeep) atribuídas, cujos condutores eram o 77/66 Mar FZE António Manuel Carrapato Lourinho e o 1512/67 1º Grt FZE Mateus Pedro Caldinhas.

Foto Pamélia101

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

No Niassa. Em operações (2)

Em progressão numa operação do DFE5 no Niassa. A posição, descontraída e à vontade de cada elemento, do transporte da arma individual nos DFE contrastavam com a doutras forças.

Na fotografia segue em 1º lugar o 1º Sargento FZE Prata Pinto (Sesimbra), reconhecendo-se igualmente o 2º e 3º elementos: 1151/67 Daniel Neto (Vermelho) e 1271/67 Gonçalves (Sabóia).


Foto Niassa140

sábado, 15 de dezembro de 2007

No Niassa. Em operações (1)

Numa operação do DFE5 no Niassa, parte duma equipa num estacionamento. Três praças e um sargento, todos FZE.


Da esquerda para a direita: 491/67 Ribeiro, 1151/67 Neto (Vermelho), Sarg. Prata Pinto (Sesimbra), 422/65 Viegas (Sabóia)

Foto Op_Niassa003

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Cobué. Vida corrente (1)

A apresentação pessoal de todos os elementos tinha que ser sempre cuidada. O DFE5 tinha entre os seus elementos uma praça com aptidão para cortar o cabelo, desempenhando assim a função de barbeiro da Unidade.

Na fotografia, tirada no Cobué, pode ver-se o 342/66 Mar FZE Francisco Baião Rosa* a cortar o cabelo ao Oficial Imediato.

Nota* O Baião Rosa terminou a sua vida militar nos Quadros Permanentes da Marinha, Fuzileiros, no posto de Sargento-Chefe.

Foto Cobue313

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Cobué. O reabastecimento (1)

As chegadas das lanchas ao Cobué eram dias de grande agitação e expectativa. Se bem que o correio também chegasse nas LFP, as LD (LDM e LDP) transportavam mais carga e eram mais apetecidas. Na fotografia, o movimento da descarga duma LDP atracada no cais de madeira cuja degradação já começava a ser visível.
Visíveis elementos do DFE5, designadamente o 655/64 Mar FZE Victor Manuel Garcia, com pera, que trabalhava na secretaria da Unidade como dactilógrafo.

Cobue_cais011

domingo, 9 de dezembro de 2007

Em Metangula (2)

Outra vista do alto das instalações do CDMPLN para a enseada onde se localizava e é bem visível o cais das lanchas e, do lado esquerdo (canto inferior esquerdo da fotografia), parte do telhado das cobertas do DFE5.


FotoMetangula_caisLF012

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Em Metangula (1)

No aquartelamento em Metangula, o Comandante e Imediato do DFE5, em uniforme branco com calções, com o então capelão do CDMPLN Padre Delmar Barreiros* (o 3º a contar da esquerda) e o Subten FZ RN Bettencourt Dias (o 1º á esquerda), oficial da Companhia nº. 4 de Fuzileiros (CF4) - Comandante do 4º pelotão - e grande apoio do capelão na construção da capela daquele Comando da Defesa Marítima, inaugurada em 1969.

Nota* Actual Prior da Igreja de Santo Estêvão, Alfama, em Lisboa.

Foto Metangula020

sábado, 1 de dezembro de 2007

Cobué. Ataque de 15 de Julho de 1969

Em resultado do ataque da FRELIMO às nossas instalações no Cobué na madrugada de 15 de Julho de 1969, a parede desta fachada que era usada como entrada principal e de acesso à Messe de Oficiais ficou marcada por estilhaços como a fotografia mostra e os vidros das janelas quase todos partidos.
Nestes canteiros junto à parede, plantaram-se pouco tempo depois meia dúzia de papaieiras* a cujo crescimento inicial ainda se assistiu.

Nota* Em fotografias tiradas por um DFE que posteriormente esteve no Cobué, já se pode ver que a quase totalidade destas árvores sobreviveram, tendo atingido razoáveis dimensões.

Foto Cobue011