
O DFE5 em Porto Amélia tinha um ou duas viaturas (jeep) atribuídas, cujos condutores eram o 77/66 Mar FZE António Manuel Carrapato Lourinho e o 1512/67 1º Grt FZE Mateus Pedro Caldinhas.
Foto Pamélia101
Os Destacamentos de Fuzileiros Especiais (DFE) foram Unidades de Fuzileiros da Marinha de Guerra Portuguesa criadas para a Guerra em África nos anos sessenta do Séc. XX. Dos elementos que compuseram o DFE5, na comissão efectuada em Moçambique de 1969 a 1971, procuraremos, aqui neste espaço, registar as memórias individuais e colectivas que preservámos até aos nossos dias.

Na fotografia segue em 1º lugar o 1º Sargento FZE Prata Pinto (Sesimbra), reconhecendo-se igualmente o 2º e 3º elementos: 1151/67 Daniel Neto (Vermelho) e 1271/67 Gonçalves (Sabóia).
A apresentação pessoal de todos os elementos tinha que ser sempre cuidada. O DFE5 tinha entre os seus elementos uma praça com aptidão para cortar o cabelo, desempenhando assim a função de barbeiro da Unidade.

No aquartelamento em Metangula, o Comandante e Imediato do DFE5, em uniforme branco com calções, com o então capelão do CDMPLN Padre Delmar Barreiros* (o 3º a contar da esquerda) e o Subten FZ RN Bettencourt Dias (o 1º á esquerda), oficial da Companhia nº. 4 de Fuzileiros (CF4) - Comandante do 4º pelotão - e grande apoio do capelão na construção da capela daquele Comando da Defesa Marítima, inaugurada em 1969.
Nota* Actual Prior da Igreja de Santo Estêvão, Alfama, em Lisboa.
Foto Metangula020
Em resultado do ataque da FRELIMO às nossas instalações no Cobué na madrugada de 15 de Julho de 1969, a parede desta fachada que era usada como entrada principal e de acesso à Messe de Oficiais ficou marcada por estilhaços como a fotografia mostra e os vidros das janelas quase todos partidos.