quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Operações em Cabo Delgado (1)

As primeiras operações em Cabo Delgado foram essencialmente operações terrestres, na maioria sem a participação doutras forças, mas sob planeamento e comando de comandos territoriais do Exército. A partir de dada altura houve orientação para os dois DFE então sediados em Porto Amélia (DFE5 e DFE6) passarem a fazer operações de cariz mais consentâneo com a natureza e preparação dessas unidades, de âmbito anfíbio - transporte e desembarque em praia a partir de Unidade Naval, em botes de borracha, seguindo-se a progressão a pé e em silêncio em terra até ao objectivo, fazendo-se depois o percurso inverso por diferente caminho até ao local combinado para reembarque.


Alguns dos locais de desembarque estavam identificados, mas a quantidade de vegetação (mangal) e a escuridão da noite dificultava muitas vezes a progressão para o interior de terra. Numa ocasião, o DFE5 chegou a pernoitar até aos primeiros alvores em zona com cerca de um metro de água, sobre a incomodidade dos ramos, maior ou menor conforme o formato destes.

A fotografia mostra um destes locais, aguardando-se o reembarque, que numa das operações acabou por não ocorrer por más condições de mar, o que obrigou o DFE5 a seguir a pé, para Norte, até Mocimboa da Praia, cerca de 60 Km.

Da esquerda para a direita: 1º Grt FZE Barata, ??, ?? , 1º Grt FZE Zé Carlos, Mar C Palma e 1º Sarg FZE Guilhermino.

(Por termos dúvidas não nomeamos os dois elementos em falta, pedindo a colaboração de quem souber)

Foto G.Barata Div003

Nenhum comentário: