sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Rações de Combate

Na Comissão do nosso DFE5 em 1969/1971, a primeira Ração de Combate, uma por dia, que nos eram fornecidas, tinha a Ementa a que consta na fotografia junta. Alguns componentes da Ração, com alto teor de sal, não muito adequados para as condições climáticas nos Teatros de Operações em que actuámos no Norte de Moçambique e para a falta de água. E recorda-se que nas operações estava completamente impedido, por razões de segurança e risco de sermos detectados, do aquecimento destas Rações.
Por graça alguns dos elementos da nossa Unidade (seria só no nosso DFE5?) chamavam aos concretos de fruta, fruta tipo cristalizada, dulcíssima, os "croquetos".

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Livro "The Fuzileiros Portuguese Marines in Africa (1961-1974)"



  A editora britânica Helion & Company, Ltd publicou recentemente, em língua inglesa, na sua colecção africa@war, com o nº 25, a obra em apreço.

 Trata-se de um trabalho bem documentado acerca da actividade dos fuzileiros portugueses no antigo Ultramar, de que foi autor John P. Cann, um Professor americano que nos visitou muitas vezes e que teve a oportunidade de entrevistar muitos fuzileiros e ex-fuzileiros.