sexta-feira, 5 de julho de 2013

Em Metangula (6)

Em Metangula (Augusto Cardoso) em 1969, a bordo duma das Lanchas de Fiscalização Pequenas (LFP):

Da esquerda para a direita: STEN FZ RN Bettencourt Dias da CF4, 1º TEN M (FZE) Luís Filipe Vidigal Aragão Comte do DFE5, 2º TEN RN M António Roque Andrade Afonso Comte da LFP "Saturno" (cessante) (9º CFORN), STEN RN M João Luís Noronha Falcão Comte da LFP "Saturno" (novo Comte)(13º CFORN), STEN Capelão Delmar Barreiros.


Foto de LFVidigalAragão

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Destacamentos nº 5 de Fuzileiros Especiais


DESTACAMENTOS DE FUZILEIROS ESPECIAIS Nº 5 
Angola 1963-1965
Moçambique 1965-1967
Moçambique 1969-1971
Moçambique 1971-1973 
Guiné 1974

terça-feira, 2 de julho de 2013

Operação Nó Górdio (17). Em Muera.

Em Julho de 1970
Depois de efectuado o assalto à Base "Nampula" pelos DFE5 e DFE11 e um Grupo de Combate duma Companhia de Comandos (23ª), em que apenas foram encontrados vestígios de utilização daquela base, numa área a pouca distância daquela foi estabelecida uma base para as tropas portuguesas que se passou a chamar Muera. 
Pouco tempo depois o Comandante-Chefe das Forças Armadas em Moçambique, General Kaulza de Arriaga, deslocou-se de helicóptero ao local, onde foi recebido pelo Comandante Naval de Moçambique Comodoro Jaime Lopes, pelo Comandante da Operação (COFI) Coronel paraquedista Armindo Martins Videira (de costas) e pelo Comandante do Agrupamento C 1º Ten Vidigal Aragão (Comte do DFE5). 
O Gen Kaulza de Arriaga fazia-se acompanhar, entre outros elementos, pelos dois elementos* do Exército visíveis na foto á direita.


Nota*: O Oficial Superior à direita é o Maj. de Cavalaria Filomeno Malheiro Garcia, irmão mais novo do oficial de Marinha e FZE Malheiro Garcia que foi Comandante do Corpo de Fuzileiros. 
Aguardando-se confirmação, julga-se que o outro oficial, o segundo a contar da direita, poderá ser o Coronel tirocinado Castro Ascenção (Chefe do Estado-Maior do Comandando-Chefe)

Agradece-se ao Cor. Carlos de Matos Gomes então nosso companheiro na Operação"Nó Górdio" comandando uma Companhia de Comandos (1ª)  e presente em Muera, a colaboração na identificação.

Foto pertencente a LFVidigalAragão

Em Metangula (5)

Em Metangula (Augusto Cardoso) o Comandante do DFE5 1º TEN Vidigal Aragão (de uniforme branco colonial)  confraternizando com outros oficiais ali colocados: o capelão, dois comandantes de LFP e um comandante de pelotão da Companhia de Fuzileiros ali na altura sediada (CF4).


Notas:
1. STEN João Carlos de Castro Fonseca do 9º CFORN Comte da LFP "Marte" ,1º Ten Aragão, STEN FZ João Alberto de Bettencourt Dias 11º CFORN CF4, Capelão Delmar Barreiros e STEN João Luís da Silva e Noronha Falcão Comte da LFP "Marte" 13º CFORN
2. CF4 comandada pelo 1º TEN Pereira Varandas, sendo Imediato o 2º TEN Sousa Henriques

Foto de LFVidigalAragão