segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aquartelamento no Cobué

Vista parcial do aquartelamento no Cobué (Lago Niassa) em 1969, do lado duma das entradas e da Messe de Oficiais. Na foto, debruçado para o interior da cabine de rádio (Morse /TSF) o Jorge Verde Ferreira (Mar C 1207/66), que com o  Joaquim José Feliciano Palma (Mar C 72/66) foram a dupla de telegrafistas que asseguraram (quase sempre por morse) as comunicações em reembarques, pedidos de evacuação de prisioneiros feridos e de apoio logístico, etc...
Quase em sentido o moçambicano João Williams.


Foto e colaboração de Antides Santo

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Utilidade de um velho eucalipto na EF


Num dos encontros de DFE5, tirou-se esta foto do velho eucalipto que todos descemos (não se escondeu mesmo nenhum?...), na Escola de Fuzileiros (EF). Nada a exigir especial coragem, se comparado com os alpinistas do Everest, etc.

A novidade na foto actual é aquela rede por baixo da corda/cabo em plano inclinado... Dir-se-ia que "in illo tempore" * não havia Internet nem "net" (rede).
Para o caso de queda, a capela é mesmo ao lado...

Colaboração e texto de Antides Santo

Nota* da R: Este obstáculo, o chamado slide (grande) da EF, utilizado por todos os FZE já no tempo do nosso DFE5, num espaço muito próximo dos antigos alojamentos de oficiais e cadetes alunos do Curso de FZE, a chamada tabanca que hoje já não existe. Próximo era também o cabo -horizontal- que se passava de barriga.

domingo, 9 de junho de 2013

Dia do Fuzileiro em 06JUL2013

Estão abertas as inscrições para a participação nas Comemorações deste ano de 2013 do Dia do Fuzileiro, que terão lugar no próximo dia 06 de Julho na Escola de Fuzileiros.
O acesso ao programa e às inscrições pode ser feito aqui.

Em Metangula: A Capela (2)

Vistas interiores da Capela das Instalações Navais de Metangula , cujos exteriores já foram mostrados neste blogue e em cuja inauguração estiveram presentes elementos do nosso DFE5:


Fotos de LFVAragão

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Em Metangula: A Capela (1)



Vistas exteriores da Capela das Instalações Navais de Metangula / Augusto Cardoso, inaugurada em 1969, sendo nessa altura Comandante da Defesa Marítima dos Portos do Lago Niassa em que esse edifício se encontrava inserido o CFRAG Caxaria e o capelão o Padre Delmar Barreiros, muito apoiado nessa construção pelo STEN RN FZ Bettencourt Dias. 
O DFE5 encontrava-se no Lago Niassa na ocasião da inauguração da capela.



Fotos de LFVidigalAragão